Tv Nordeste

Voltar a pagina principal

 



 
Nome
 
Tel.:
 
E-mail
 
Cidade
 
Estado
   

 

 

Tv Nordeste

Festas na Região

 

Baião de dois

 

...... .Programação oficial das atrações para a festa da Lavagem de Queimadas nos dias 30 e 31/05 e na madrugada de 1° de junho, no palco que será montado como tradicionalmente aos festejos no espaço de eventos no Alto Santo Antônio:

Sábado (30/05):
Às 23 horas - Pizada de Patrão

Domingo (31/05):
À 01 da manhã - Leandro Rocha
Às 02 horas - Chamego de Menina
Às 21h30min - Banda Som de Luxo
Às 23 horas - Desejo de Menina

Segunda-feira (01/06):
À 01h30min da manhã - Forrozeiros da Muleka

 

 

A festa é sucesso de público com grandes atrações e muita gente bonita.

 

 

 

Baião de dois

 

...... .Impressionante. Essa era a palavra mais comentada por quem foi ao Baião de 2, em Conceição do Coité. Camisas esgotadas, organização e infraestrutura de primeira.

..... .A festa de camisa em sua 14ª edição, realizada na noite do último sábado, dia 4 de maio, no Mano’s Fest, em Conceição do Coité, atraiu muita gente bonita procedente de várias cidades do estado.

A programação aberta pela banda Filhos de Jorge prosseguiu com os shows da turma de Aviões do Forró e Harmonia do Samba, que levaram o grandioso público ao delírio. Em seguida, subiram ao palco a turma do Kart Love e Nanachica, para fechar a programação com chave de ouro, deixando o público com saudade.

 

..... .Os empresários e organizadores do evento, Ricardo  e Erasmo, bastante felizes com o sucesso do evento que superou todas as expectativas, prometem surpreender o seu publico fiel em 2014 nos 15 anos do Baião de 2.

 

 

A festa é sucesso de público com grandes atrações e muita gente bonita.

 

 

Vaquejada de Serrinha

 

A maior vaquejada do Brasil

 

...... .A Vaquejada na cidade de Serrinha Bahia completa 47 anos de sucesso em 2014. Sua primeira edição ocorreu em 1967, onde os vaqueiros da região se reuniam como forma de confraternização. A Vaquejada mostra a riqueza da cultura do Nordeste rural com esse esporte que é uma das principais manifestações da tradição regional.

...... .Na Vaquejada do Parque Maria do Carmo acontece uma série de eventos paralelos de todos os tipos agregando valor cultural ao evento. Temos a feira de arte e cultura, missa do vaqueiro, leilão de cavalos Bahia Horse, festa de escolha da rainha e peão, festas musicais e a tradicional cavalgada com mais de 10.000 vaqueiros, cavaleiros e amazonas, de todas as idades, que desfilam seus trajes e cavalos pelas principais ruas da cidade de Serrinha.

...... .Com base na dimensão que a Vaquejada de Serrinha alcançou, pode-se dizer que este é um dos maiores eventos do país, recebendo pessoas de diversas partes do Brasil e do exterior e na área do esporte, grandes vaqueiros concorrendo a R$200mil em prêmios.

...... .São 4 dias de festa, numa estrutura moderna de 175.000m² às margens da BR 116, a 170 km da capital Salvador.

Essa estrutura é composta de arquibancadas fixas, 280 sanitários fixos, 14 camarotes empresariais, camarote vip, camarote all inclusive, posto médico, posto veterinário, posto policial, posto bancário 24Hs, juizado de menores, churrascaria, 40 bares e estacionamento para mais de 10.000 veículos dentro do parque.

 

Pista com visibilidade privilegiada dos dois palcos e grandes redes de restaurantes e fabricantes de bebidas com preços bem populares.

 

Camarote VIP com acesso à frente dos dois palcos principais boate com DJ, tenda eletrônica, salão de beleza, massagistas, tequileiros, espaço para descanso, acesso à internet, banheiros fixos e praça de alimentação exclusiva.

 

Camarote all inclusive Camarote Vou Sim all inclusive com bebidas e comidas a vontade, massagista, salão de beleza, tequileiros, área de descanso, banheiros exclusivos, acesso livre à frente dos dois palcos, acesso ao Camarote VIP e muito mais...

A Vaquejada é Show

 

...... .Grandes nomes da música nacional já passaram pelos palcos da Vaquejada do Parque Maria do Carmo: Chiclete com Banana, Ivete Sangalo, Banda Eva, Timbalada, Chitãozinho e Xororó, Bruno e Marrone, Asa de Águia, Zezé de Camargo e Luciano, Banda Calypso, Daniel, Alcymar Monteiro, Leonardo, O Rappa, Aviões do Forró, Calcinha Preta, Alexandre Pires, César Menotti e Fabiano, Claudia Leitte, Limão com Mel, Parangolé, Chicabana, Psirico, Padre Fábio de Melo, Victor e Léo, Pablo, Forró do Muído, Harmonia do Samba, Tuca Fernandes e muito mais...

 

Festas:

 

Festa do Bezerro Manhoso

Lançada em 2012 é a festa da sexta-feira à noite de Vaquejada. A partir das 20hs, a galera bonita e animada se reúne no primeiro dia de shows.

 

Festa da Vaca Atolada

Lançada em 2010 também sucesso absoluto. Sempre no sábado de vaquejada, a partir das 13hs, anima um público de todas as idades que curte a diversidade musical.

 

Festa do Boi Malandro

Uma das grandes atrações da Vaquejada do Parque Maria do Carmo. A festa é sucesso de público desde 2002, acontece sempre no domingo de vaquejada, a partir das 13hs, atraindo jovens que correm para ver grandes atrações da música brasileira.

 

A festa é sucesso de público com atrações e grandes vaqueiros concorrendo a R$ 200 mil reais em prêmios.

 

Derrubar o boi pelo rabo!

Vaquejada, esporte puramente nordestino.

 

.......

O Esporte

 

...... .Na época dos coronéis, quando não havia cercas no sertão nordestino, os animais eram marcados e soltos na mata.

Depois de alguns meses, os coronéis reuniam os peões (vaqueiros) para juntar o gado marcado. Eram as pegas de gado, que originariamente aconteciam no Rio Grande do Norte.

...... .Montados em seus cavalos, vestidos com gibões de couro, estes bravos vaqueiros se embrenhavam na mata cerrada em busca dos bois, fazendo malabarismos para escaparem dos arranhões de espinhos e pontas de galhos secos. Alguns animais se reproduziam no mato. Os filhotes eram selvagens por nunca terem mantido contato com seres humanos, e eram esses animais os mais difíceis de serem capturados. Mesmo assim, os bravos vaqueiros perseguiam, laçavam e traziam os bois aos pés do coronel.

...... .Nessa luta, alguns desses homens se destacavam por sua valentia e habilidade, e foi daí que surgiu a ideia da realização de disputas.

...... .O Rio Grande do Norte é apontado como o estado que deu o primeiro passo para a prática da vaquejada, esporte que emociona e arrasta multidões para os parques onde acontecem as competições, feiras e apresentações de forró.

...... .O historiador Câmara Cascudo dizia que por volta de 1810 ainda não existia a vaquejada, mas já se tinha conhecimento de uma atividade parecida. Era a derrubada de vara de ferrão, praticada em Portugal e na Espanha.

...... .No Nordeste, desde a colonização, o gado sempre foi criado solto. A coragem e a habilidade dos vaqueiros eram indispensáveis para que se mantivesse o gado junto.

...... .O vaqueiro veio tangendo os bois, abrindo estradas e desbravando regiões. Foram eles os grandes desbravadores do sertão nordestino, e muito especialmente do sertão do Seridó, região cheia de contos e lendas de bois e de vaqueiros.

 

Vaquejada, esporte reconhecido por Lei Federal

...... .O peão de vaquejada hoje é regulamentado pela Lei 10.220 de 11 de abril de 2001 que considera “atleta profissional o peão de rodeio, vaquejadas e provas de laço”. Eles são as estrelas da festa.

...... .Já os vaqueiros receberam em 09 de agosto de 2011, o registro do Ofício Saberes e Fazeres publicado em Decreto Oficial do Estado da Bahia n° 12.150 e reconhecimento por sua importância histórica e social como Patrimônio Imaterial da Bahia.

O Decreto publicado no Diário Oficial de 09 de agosto diz que:

 

  • Art. 1º - Fica registrado no Livro de Registro Especial dos Saberes e Modos de Fazer o Ofício de Vaqueiro, como bem cultural de natureza imaterial do Estado da Bahia.
  • Art. 2º - Fica o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – IPAC, autarquia vinculada à Secretaria de Cultura, autorizado a adotar as providências previstas em Lei, visando à execução deste Decreto.
  • Art. 3º - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

 

Como funciona?

...... .Numa pista de 120 metros de comprimento, por 30 metros de largura, demarca-se uma faixa aonde os bois deverão ser derrubados. Dentro deste limite será válido o ponto, somente quando o boi, ao cair, mostrar as quatro patas e levantar-se dentro das faixas de classificação. O boi será julgado deitado, somente caso não tenha condições de levantar-se. Participam desta competição sempre uma dupla de vaqueiros que terá direito a ter inscrito o animal designado para puxar em apenas uma vaquejada, estando o esteira permitido a participar de duas provas.

...... .O boi que ficar da pá para frente, em cima da faixa receberá nota zero de imediato. A disputa do Campeão dos Campeões será feita na ordem decrescente, ou seja, da última colocação para a primeira.

...... .A Vaquejada começa no primeiro dia do evento, quando também se inicia a seleção ou classificação das duplas de vaqueiros. Cada dupla enfrenta cinco bois. O primeiro boi vale 8 pontos, o segundo 9 pontos, o terceiro 10 pontos, o quarto 11 e quinto 12. Totalizando 50 pontos. E assim vai, 24 horas por dia até que se chegue a um vencedor. Tudo isso em 2 categorias; profissional e amador.


 

 

News Letter

CADASTRE SEU E-MAIL
E RECEBA CORRESPONDÊNCIA COM PROMOÇÕES

 

Horóscopo do Dia

 

publicidade

 

tempo
enquete
Você gostou da cidade?
Sim.
Não.

 

 

puiblicidade

 

 

 

 

 

 

buscar


contato@tvdonordeste.com.br
Salvador - Bahia - Brasil

© 2017* All rights reserved - Tv Nordeste